Pacto Global da ONU Brasil

Transporte Comercial Net Zero 2050


Caminhos para a descarbonização do modal rodoviário no Brasil


Esta publicação traz alguns caminhos para descarbonização do transporte rodoviário no Brasil, que responde por cerca de 7% das emissões líquidas de CO₂ no país, segundo o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG, 2019), e consome 15% de toda a energia demandada (EPE, 2020).

O caminho para o Net Zero passa pelo desenvolvimento de fontes de energia mais limpas que levem a um futuro livre de combustíveis fósseis, pelo esforço conjunto de diversos segmentos da sociedade no avanço de tecnologias e por estímulo regulatório. Iniciativas conduzidas por empresas de diversos segmentos já estão em andamento e foram ilustradas no material.

O estudo foi liderado pela Plataforma Ação pelo Clima, da Rede Brasil do Pacto Global, e conduzido pela Bain&Company. Contou com a parceria da Scania e com o apoio da BRF, Ipiranga e Unidas.


Por favor, preencha o formulário abaixo para fazer o download da publicação Transporte Comercial Net Zero 2050!

Ao preencher este formulário, você concorda em receber e-mails valiosos do Pacto Global da ONU. Para mais informações sobre nossa política de privacidade, clique aqui.